ESCOLA DR. EMÍLIO ABDON PÓVOA

"Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos". Albert Einstein

1 de fevereiro de 2012

Desafios da Inclusão Digital

Enquanto “direito de todos”, o acesso à educação deve ser ofertado, sem distinção, para todas as pessoas que deste reconhecido direito social (artigo 6º da Constituição Federal) estejam obrigados ou venham a reivindicar. Uma das tentativas de se fazer valer a legislação tem sido feita por intermédio dos referenciais para a construção de sistemas educacionais inclusivos, em que todos os alunos possam ter suas especificidades atendidas.
            “A inclusão significa que não é o aluno que se molda ou se adapta à escola, mas a escola consciente de sua função coloca-se a disposição do aluno” (BIANCHINI, 2011, p. 1).
Nos ideais de Mantoan (2003, p. 25), “a inclusão é uma provocação, cuja intenção é melhorar a qualidade do ensino das escolas, atingindo todos os alunos que fracassam em suas salas de aula”.
A tecnologia inserida no cotidiano escolar é um pré-requisito para o preparo do aluno para o exercício pleno da cidadania, já que este deve apresentar condições para sua futura investida no mercado de trabalho. O uso da tecnologia, dentre vários benefícios, dinamiza, motiva e conduz o educando a novas descobertas, contribuindo para uma melhor socialização e um aprendizado mais interativo e bem mais atrativo.
Diante de tais premissas, os diversos agentes da educação têm o compromisso de oferecer aos educandos amplo acesso aos recursos tecnológicos que possam complementar a sua formação, tornando-os aptos a viver e a conviver em uma sociedade cada vez mais competitiva e com grande disparidade social. 

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