ESCOLA DR. EMÍLIO ABDON PÓVOA

"Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos". Albert Einstein

NOSSA HISTÓRIA

As turmas da Pré-Escola que agora fazem parte da Escola Municipal Dr. Emílio Ábdon Póvoa, iniciaram no ano de 1982, sob a coordenação do MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização), sendo responsáveis Dirce Ferreira Melo e Odette Maciel. Essas turmas funcionaram no porão da Capela Nossa Senhora das Graças.

Durante os anos de 1983 e 1984, as turmas da Pré-Escola vieram se desdobrando devido à colaboração de toda a comunidade local.

A partir de 1986, com a mudança do MOBRAL para a Fundação Educar, as turmas ficaram sob os cuidados de Tereza de Souza e a cada mês, novos alunos chegavam. Mediante ao fato, a Prefeitura Municipal de São Lourenço, através da Divisão de Educação, envia mais professoras, iniciando então, um trabalho de 1ª e 2ª Séries do Ensino Fundamental, sendo essas salas anexas à Escola Municipal Manoel Monteiro, que continuaram funcionando na Igreja Nossa Senhora das Graças.

Com o apoio do Dr. Orestes Silvestrini, na época Prefeito, que não mediu esforços para suprir as necessidades escolares, complementação das verbas destinadas ao pagamento dos funcionários, merenda, material pedagógico, garantindo também o êxito dos trabalhos escolares.

Aos 22 dias do mês de março de 1989, o Prefeito Helmar Junqueira Villela, deu ciência aos professores de dezoito turmas de Pré-Escola (do antigo convênio MEC/Prefeitura Municipal de São Lourenço), incluídas as localizadas no Bairro Carioca que seriam incorporadas à Rede Municipal de Ensino.

Dando continuidade ao grande trabalho que já se encontrava em andamento, sentiu-se a necessidade em ampliar e criar um ambiente mais adequado aos alunos, prometeu a comunidade do Bairro Carioca, construindo um prédio escolar municipal.

A criação da Escola deu-se pelo Decreto nº 910, de 11 de setembro de 1992, da denominação à Escola Municipal.

No dia 30 de dezembro de 1992, foi inaugurado o prédio escolar pelo Senhor Prefeito Helmar Junqueira Villela, com a presença do Doutor Emílio Ábdon Póvoa e demais autoridades da época.

Em 29 de janeiro de 1993, dispõe sobre a criação da Escola Municipal Dr. Emílio Ábdon Póvoa, sob a Lei Municipal nº 1810, funcionando com as quatro primeiras séries do Ensino Fundamental, sob o Parecer 765/93 de 09 de novembro de 1993, pelo Conselho Estadual de Educação.

A partir do ano letivo de 1994, foram abertas as matrículas para os alunos de 5ª Série, aumentando gradativamente. Em 1997 o ensino de 1º grau foi estendido até a 8ª série.

No ano de 2008, dispôs a legislação, um tempo maior de duração do Ensino Fundamental em 9 (nove), estendendo-o até o 9º ano.